Cadência: O que é, e como colocar em prática!
- Rhytmus Asesssoria
- 3 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Cadencia: sucessão regular de sons ou movimentos.
A cadência da corrida, natação ou ciclismo determina quantas vezes o atleta realiza um movimento por minuto.

Ex: quantas vezes o corredor toca o solo. No ciclismo quantas vezes o pé de vela gira, na natação a quantidade de braços.
Na Musculação a cadência é controla
da de maneira diferente. Por exemplo:
No agachamento, em que a cadência for 5010, você gastará cinco segundos na descida (fase excêntrica) e um segundo na subida (fase concêntrica), sem intervalo entre elas.
Essa variação interfere diretamente na tensão e no volume de treinamento.
Esse é um treino que potencializa a hipertrofia e o aumento de potência — e até o emagrecimento, a depender do objetivo.
É importante ressaltar que a cadência deve ser variada para que os músculos não se acostumem e parem de se desenvolver.
Mas Nailson para serve essa baboseira toda ehmmm?
Na bike: A elevação do número de cadência tem uma ação determinante para um bom ciclista. Os ciclistas com cadência media entre 80-90 são os que possuem melhores resultados em competições de Triathlon como Iron Man.
A cadência mais elevada não só garante um pedal mais rápido, mas também um pedal com menos desgaste muscular, pois você estará colocando menos força. Existem estudo que abordam também a redução de lesão através da cadência mais elevada já que as articulações iram sobrecarregar menos devido a carga mais baixa ainda que sendo mais recrutada.
Na corrida a cadência mais elevada ta
mbém está associada e redução de lesões já que como no ciclismo o corredor colocará menos força. Sendo assim, cadência media classificada como boa são 180 passos por minuto, contando o toque direito e esquerdo do solo. Em media os corredores amadores correm entre 160-170.
O objetivo de elevar o número de passos é também reduzir o tempo de contato no solo.
Já natação a cadência é controlada pelo numero de braçadas + numero de pernadas. Exemplo 1x1= a cada braçada uma pernada na natação existe uma grande variedade de cadência inclusive em uma única prova, já que provas de águas abertas dependemos da situação para determinar como iremos nadar, mar calmo cadencia baixa mar agitado cadencia mais alta. No geral a natação do triatleta é co
m a cadência 1x2 já que suas braçadas são mais alongadas.
E por fim Musculação a cadência usamos para controlar o tempo de tensão no musculo, então se queremos uma maior tensão no musculo controlamos nos 4 dígitos seguindo com o exemplo do agachamento em 5010 citado no inicio do artigo.
5= descida extensão do quadríceps femoral
0= intervalo entre descida e subida
1= subida ou flexão do quadríceps
0= intervalo entre subida e descida
Essa cadência poderia ser 2020 a mais popular
2= descida
0= pausa
2= subida
0 pausa, sendo um media 4 seg. para cada repetição.
Resumo:
Cada cadência indiferente da modalidade tem seu objetivo específico, os números ideais são apenas referências, isso não quer dizer que você só pode correr bem se não for com 180 de cadência, também é válido para qualquer modalidade.
Porem na musculação a regra da cadência é para determinar a resposta fisiológica do músculo, podendo ser hipertrofia, força pura ou resistência.
Tentei ser o mais objetivo possível na explicação espero que tenham entendido mas caso haja alguma dúvida será uma grande honra responder sua dúvida.
Um forte abraço e bons treinos.
Comments